Fundado em 1955 pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providencia. Durante os primeiros cinco anos de atividades funcionou precariamente no prédio destinado ao Colégio Rural, que a época ainda se encontrava em construção e, atualmente, abriga a Escola Joaquim Ramos.

A época, o espaço foi cedido pelo governo do Estado até que a Congregação construísse um prédio próprio em terreno doado pela Prefeitura Municipal.

Depois de muito trabalho e dispendiosos esforços pela falta de recursos, em 1956, crianças e jovens passaram a freqüentar o novo e promissor educandário, primeiro curso ginasial de Criciúma, autorizado pela Portaria da SEE – n. 235 de 23/01/1956.

Em 18/03/1957 realizou-se uma missa em ação de graças pelo lançamento da pedra fundamental do atual prédio do Colégio Madre Teresa Michel localizado a Rua Joaquim Nabuco – n. 1015. A solenidade foi animada pela Banda Cruzeiro do Sul e contou com a presença de autoridades locais, professores, alunos, e demais cidadãos da comunidade criciumense.

Em outubro de 1957, ampliam-se as atividades educativas e implanta-se o Ensino Normal do 2º Ciclo para a formação de professores, que em 1960 diplomou as 35 professoras de sua primeira turma.

A atual sede do Colégio Madre Teresa Michel foi inaugurada em 24/09/1961.