Produção de sabão ecológico para o Asilo São Vicente de Paulo

Os alunos dos 9ºs anos e professores voluntários participam de um projeto que une solidariedade e respeito ao meio ambiente, incentivando-os a serem sensíveis com a natureza e com o próximo. Há cinco anos eles produzem sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado para ser doado ao Asilo São Vicente de Paulo.
A coleta do óleo vegetal é feita pelos próprios estudantes que solicitam a toda comunidade escolar michelina que tragam o produto descartado em casa.
Cada litro de óleo que é reutilizado impede a contaminação de 1 milhão de litro de água e com 2 litros de óleo usado e coado é possível fazer 25 barrinhas de sabão. São produzidas aproximadamente, 5 mil barras de sabão, o suficiente para o consumo do asilo durante um ano.

Autoconhecimento através das Mandalas

Com o intuito de ajudar os alunos a terem mais concentração nos estudos, a entenderem melhor os conteúdos e a si mesmo , o colégio desenvolve o projeto Mandalas: Colorindo a Vida. A palavra “Mandala” provém da linguagem clássica indiana do sâncrito. Traduzido livremente significa “Círculo”, uma mandala é muito mais do que uma forma simples. Representando o próprio universo, ela é tanto o microcosmo, como o macrocosmo e todos fazem parte de seu desenho complexo. Em quatro encontros são realizadas vivências com foco no autoconhecimento através de terapia lúdica com mandalas. Primeiramente, os alunos realizam um estudo da existência e do significado das mandalas. Depois constroem mandalas em grupo, individualmente, e por fim fazem a interpretação das mesmas. Através das mandalas dos alunos conseguimos entender um pouco da história de cada um e ajudá-los nos diferentes aspectos de suas vidas. Se for necessário chamamos inclusive os pais.

Centro de Ensino e pesquisa – CEPE

Com a preocupação de educar para preservar e manter em equilíbrio o ambiente natural criou-se o Centro de Estudos e Pesquisas – CEPE, onde se desenvolvem trabalhos interdisciplinares com os alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio na Horta Escolar, na cozinha experimental e nos laboratórios de ciências, química e física.
As dificuldades enfrentadas cotidianamente na vida urbana vem há muito tempo atrofiando a sensibilidade das pessoas de se relacionarem com a natureza. A experimentação e o contato direto com o meio ambiente proporcionam a possibilidade de resgatar e estimular a sensibilidade das crianças com relação ao meio ambiente.
Com o conhecimento, a conscientização e a sensibilização em respeito a assuntos como natureza e seus respectivos ecossistemas, reciclagem, reações químicas e físicas do cotidiano, alimentação saudável, poluição e degradação do meio ambiente, é possível a mudança de atitudes diárias por mais pequenas que pareçam são de repercussão imensa em vários aspectos positivos. Confiram algumas atividades (fotos)

Gesto Concreto

O colégio desenvolve há cinco anos, na Páscoa, o “Gesto Concreto de Solidariedade”.  O objetivo é fazer com que todos, do infantil ao Terceirão, entendam o verdadeiro sentido desta data. Cada turma é responsável por trazer alguma doação para ajudar uma entidade beneficente.  Além disso, fazem visita a esses locais para conhecer a  realidade de quem precisa de auxílio, não só material, mas também de amor e atenção, como é o caso dos 9º anos que vão até o Asilo São Vicente de Paulo. Várias entidades já foram beneficiadas. Entre elas Abadeus, Casa Guido, Nossa Casa, Asilo São Vicente de Paulo e Instituto Diomício Freitas.