Abertura do XXXII Jecom. Ex professor e atleta Euclides Jerônimo recebe homenagem

Geral

O Michel realizou hoje a abertura do XXXII Jecom com uma homenagem ao professor de Educação Física do colégio, em 1974 e 1975, Euclides Jerônimo Ribeiro.

Os jogos escolares michelinos, que acontecem de 4 a 12 de julho, visa promover o desenvolvimento esportivo na vida dos estudantes. Sendo assim, todos os anos na abertura é realizada a homenagem a alguém que contribuiu para a história do esporte no Michel e na sociedade.  Juntamente, com a estudante Maria Clara Araújo, o atleta acendeu a tocha olímpica.

Euclides Jerônimo, que integra a relação dos trinta melhores atletas de atletismo do Brasil, é um desses exemplos de pessoa que teve sua vida transformada por causa do esporte. Ele morou dos 12 aos 20 anos no orfanato “Sociedade Beneficente Cristã”, onde por incentivo de um professor virou corredor e iniciou a carreira no atletismo.  Foram muitos títulos conquistados, entre eles o Troféu Universitário, quando foi considerado o melhor atleta universitário do país na prova de 400 metros. No colégio Michel, Euclides chegou quebrando paradigmas, sendo o primeiro homem a dar aula para as mulheres, até então as meninas só poderiam ter aula com pessoas do mesmo sexo.

Hoje no colégio Michel, ele reencontrou muitos professores que foram seus alunos na universidade e que recordam de sua postura firme e correta. “Ao olhae vocês a frente de uma obra tão bonita, os vejo como frutos de um trabalho feito com disciplina e amor”, declarou. Para os estudantes ele deu sua receita de vida “ Vivam o momento, o tempo presente e respeitem a si próprios”, acrescentou.

Os jogos do período matutino, envolvendo estudantes dos 6ºs aos Terceirão encerram dia 12 de julho. Após essa data inicia o recesso escolar do meio de ano.

Um resumo da vida do Atleta

Euclides Jerônimo Ribeiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 1946.

Aos 8 anos, órfão de pai e mãe foi morar em Bauru – SP, no orfanato

“Sociedade Beneficente Cristã”, onde residiu até os 18 anos. Lá

iniciou a carreira esportiva no atletismo, dedicando-se às provas de

100, 200 e 400 metros rasos.

Contratado pela cidade de Lençóis Paulista, por 6 anos consecutivos

foi campeão Paulista na prova de 400 metros, prova que o classificou

entre os 30 melhores atletas da América.

Nesse período, concluiu o curso de Educação Física, no Instituto

Toledo de Ensino, na cidade de Bauru.

Um dos títulos mais valorizados de sua carreira é o Troféu

Universitário, conquistado em 1973, quando foi considerado o melhor

atleta universitário do país na prova de 400 metros.

Na década de 70, atingiu o 4ª lugar no ranking da América Latina, na

prova de 400 metros.

Em 1974, foi para Criciúma – SC, onde assumiu o comando técnico da

equipe de atletismo, para conquistar, na 24ª edição dos Jogos Abertos

de Santa Catarina, a primeira medalha de ouro para a cidade. Deu aula no Colégio madre Teresa Michel de 1974 a 1975

Já exerceu as funções de Diretor Presidente da DME de Criciúma,

Orientador Desportivo e Gerente Regional Sul da Fundação Catarinense

de Desportos – FESPORTE, e, em 1994, foi representante das Escolas

Superiores de Educação Física junto ao Conselho Estadual de Desportos

– CED. E Presidente da Federação Catarinense de Atletismo.

Hoje, Euclides Jerônimo Ribeiro, por ainda integrar a relação dos

trinta melhores atletas de atletismo do país, é orgulho para os

lençoenses e catarinenses.