O Colégio


Michel

Conheça

O Colégio Michel pertence à Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, que tem como fundadora Madre Teresa Grillo Michel. A Congregação veio para o Brasil a partir de 1900 a fim de contribuir com a reforma da Igreja Católica. A vinda das irmãs para a realização de trabalhos assistenciais se deu entre as décadas de 1930 a 1960 e se insere num período de grande crescimento do complexo Carbonífero do Sul de Santa Catarina. Foi nesse período então, em 1955 que começa a nascer o colégio Madre Teresa Michel, que contou com a mobilização de um grupo interessado em trazer o ensino secundário para o município, que tinha na época 30 mil habitantes.

Nossa


História

Fundadora da


Congregação

Fundadora das Pequenas Irmãs da Divina Providência, Madre Teresa Grillo Michel nasceu em Spinetta Marengo, subúrbio de Alessandria (Itália), no dia 25 de setembro de 1855. Filha de Giiuseppe Grillo e de Antonietta Parvopassu, era caçula de uma família cristã. Com onze anos, perde seu pai, vendo-se então sozinha com a mãe em sua grande casa. Preocupada com o futuro da filha, matricula Teresa no colégio das graças de Lodi, onde as alunas ficavam sob a direção das irmãs do Instituto da bem-aventurada Virgem Maria.

Graciosa, distinta e inteligente, ia crescendo, mas de acordo com o regulamento do colégio, não havia mais como mantê-la, devido ao limite máximo de idade, deixando a escola em 1872. Sua mãe recebeu a filha em casa, esperando que manifestasse os desígnios da Providência Divina. Em uma das visitas que mãe e filha fizeram ao palácio da condessa de Cropello, Teresa foi apresentada ao capitão dos Bersaglieri: Giovani Battista Michel, jovem religioso e de sólida cultura, com o qual se casou em 2 de agosto de 1877.

Em determinada etapa de sua vida, Teresa se vê sozinha, viúva, rica e sem filhos. Resolve então se entregar à oração, começando uma vida inteiramente dedicada aos pobres e aos necessitados. Atende ao apelo da Eucaristia Eclesiástica, fundando, em 8 de janeiro de 1899, a Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. Madre Teresa traduz em obra o seu carisma: "Abandono à Divina Providência no serviço ao necessitado".

A Congregação se espalha pela Itália, Índia, Argentina, Brasil, Polônia e Angola. Madre Teresa conseguiu expressar toda a sua vida em atitudes de fé, esperança e caridade, vindo a falecer no dia 25 de janeiro de 1944. Seu carisma, porém, continua vivo no Colégio por meio do trabalho das Pequenas Irmãs da Divina Providência. No dia 24 de maio de 1998, Madre Teresa foi beatificada, na cidade de Turim, na Itália.

Motivos


para

escolher o


Michel

Tradição

63 anos de Tradição e Excelência no trabalho Educativo com promoção dos valores para toda a vida.

Ensino Diferenciado

Ensino que atende às diferentes modalidades de aprendizagem, com resultados consistentes e utilização do Material Didático COC, maior Grupo Educacional do mundo, a Pearson Education.

Tecnologia

Tecnologias Educacionais voltadas para a interatividade do conhecimento com lousas digitais desde a Educação Infantil ao Terceirão.

Ampla Infraestrutura

Amplo espaço físico, com 14.808 m², capaz de promover diversos ambientes de estudos e lazer.

Corpo Docente Qualificado

Excelente nível de formação curricular dos professores com aperfeiçoamento constante.

Nossa Missão

Educar


Com Amor


para o


Desenvolvimento


integral do


Ser Humano

Nossa Visão

Excelência em


Educação


alicerçada


Em Valores


humanos e


Cristãos

X

Hinos

Música: Maestro Jacob Vitório
Letra: Irmã Elisabete Pitangui Viana

1- Construindo hoje o nosso porvir
E acrescendo em valor pessoal
Aqui vemos da vida florir
Rosã os sonhos de amor ao ideal!
Refrão: Salve, ó casa de luz e saber!
Salve, ó “Madre Teresa Michel”,
Estes jovens amando o dever
Vão formar teu mais lindo painel!

2- Hoje, nobre falange a lutar,
Divisando as clareiras do bem
Seguiremos depois a exaltar
Da ciência a grandeza que vem!

3- Juventude, otimismo e valor
É trinômio que leva a esperar
O triunfo da fé e do amor
Pelo qual nós queremos lutar!

4- A amizade, o amor fraternal,
O segredo de nossa união
É buscar sempre o mesmo fanal,
É olhar numa só direção!

5- Na paisagem de brilho invulgar
O colégio alteia o perfil…
Com que amor nós iremos lembrar
Esta imagem amena e gentil!

Música: Madre Michel

Madre Michel
Está no céu
Bondade e luz, que nos seduz
O senhor lhe disse, deixa tudo e vem
Para os pequeninos, só fazer o bem
Uma luz que brilha
Foi-lhe transmitindo amor sem par
Sua vida inteira soube esse amor
Testemunhar
Madre Michel
Que está no céu
Madre Michel
Vem nos guiar
Com seu olhar, no amparar
Alma fervorosa, soube esperar
Em Deus providência, soube confiar
Hoje sua imagem
Vamos venerar com muito amor
Junto aos pobrezinhos
Cantaremos hoje em seu louvor
Madre Michel
Por nós olhai
Os pobres, mãe, por nós rogai
Madre Michel, Madre Michel
Madre Michel, Madre Michel

Estrutura


Física

Com uma área total de 14.808m², o Colégio Michel conta com uma excelente infraestrutura, adequada ao desenvolvimento de todas as atividades, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Seus ambientes foram projetados para proporcionar conforto e segurança aos estudantes.

Ver Estrutura Completa

Ação


Social

Gesto Concreto

O Gesto Concreto é um projeto desenvolvido na Páscoa em que todos os estudantes e profissionais fazem doações a instituições beneficentes. Este gesto vai além do simplesmente doar, mas sim há uma troca de experiências, já que representantes das Entidades vêm até o colégio partilhar suas histórias e muitas vezes nossos estudantes vão até as instituições.

Assistência aos Haitianos

Eventos realizados no Colégio como JECOM e Ginkafest reforçam o caráter solidário, vinculando sempre as inscrições dos estudantes a doações.

O Michel também realiza doações mensais a Associação dos imigrantes Haitianos em Criciúma.

Sabão Ecológico

Projeto desenvolvido pelos 9ºs anos. A produção de Sabão Ecológico para o Asilo São Vicente de Paulo. Além de ser uma ação solidária, previne danos ao Meio Ambiente. O sabão é produzido com óleo de cozinha usado, enviado pelas próprias famílias dos estudantes.

Colégio Michel