Adaptação escolar: como auxiliar nossas crianças e adolescentes?

Como auxiliar nossas crianças e adolescentes?

Quando iniciam as aulas, é sempre um novo marco na vida de nossas crianças e adolescentes, que retornam para a escola, ansiosos para reverem os amigos, conhecerem sua nova turma e professores, os conteúdos novos, e todos os aprendizados envolvidos.

Nesta fase, precisam muito da nossa atenção, pois, podem sentir emoções diversas como alegria, entusiasmo, mas também medos, insegurança ou dificuldade em separar-se da família.  Todas essas emoções e sentimentos precisam ser acolhidos e validados por nós adultos, bem como ajudá-los com alternativas que os levem a passar por este momento com tranquilidade. Desta forma, a adaptação escolar é um processo vivido por todos, estudantes, família e escola.

Desde a Educação infantil a escola é um importante espaço na vida das crianças, é onde vão desenvolver habilidades cognitivas, sociais, emocionais, etc., mas também trarão desafios, como conviver com pessoas novas, dividir atenção, brinquedos, lidar com regras, com novas frustrações. E desde o primeiro momento a criança irá construindo uma imagem interna sobre este ambiente, aí a importância de passarmos segurança a elas, no tom de voz, na postura ao trazê-las para escola.

Assim é igualmente importante que vocês pais também se sintam acolhidos, tirem suas dúvidas e falem sobre seus sentimentos e preocupações. É importante também, ficarem atentos com queixas das crianças como, dores de cabeça, dor de barriga, alteração sono, etc. Isso pode acontecer pela dificuldade em externalizar as emoções, uma vez que ainda não possuem tantos recursos como nós adultos.

O processo de adaptação não tem tempo definido, cada criança/adolescente é único e tem sua maneira de vivenciar este primeiro momento na escola. Para auxiliá-los, a seguir algumas orientações se fazem importantes:

A transição entre a Educação infantil e o Ensino Fundamental, ou do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, também vem acompanhada de muitas expectativas, anseios e novos desafios.  Criar um ambiente seguro e acolhedor é uma das principais contribuições dos pais, para isso:

Setor de Psicologia Escolar