Aulas de Educação Socioemocional do Infantil ao Terceirão

As habilidades sociais e emocionais são cruciais para o sucesso na vida. Elas são necessárias para se relacionar com outras pessoas de forma saudável e construtiva, para lidar com emoções difíceis e enfrentar desafios e adversidades. São tão importantes quanto as habilidades acadêmicas tradicionais, como ler, escrever e resolver problemas matemáticos.
No colégio Michel trabalhamos a Educação Socioemocional desde a Educação Infantil até o Terceirão.
Na Educação Infantil utilizamos a metodologia do Laboratório Inteligência de Vida – LIV. As crianças aprendem a nomear e a reconhecer suas emoções mais básicas por meio de músicas, histórias e fantoches.
Nos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano, os estudantes têm aula uma vez por semana com um professor contratado, especialmente, para esta disciplina.
Já dos Anos Finais até o Terceirão, a educação SocioEmocional é trabalhada dentro da disciplina de Projeto de Vida.
Aprender Educação SocioEmocional na escola é especialmente importante porque é um lugar onde crianças e jovens passam muito tempo e onde elas têm a oportunidade de praticar e aprimorar tais habilidades.
A escola também é um espaço onde os estudantes enfrentam muitos desafios emocionais e sociais, como fazer novos amigos, gerenciar conflitos e lidar com as responsabilidades acadêmicas.
A Educação Socioemocional ajuda a preparar o indivíduo para lidar com esses desafios de forma mais eficaz.
Estudos mostram que o desenvolvimento socioemocional dos estudantes está diretamente relacionado ao desempenho acadêmico e ao sucesso na vida adulta.
Por fim, a educação socioemocional pode ajudar a criar um ambiente escolar mais positivo e inclusivo. Quando as crianças e jovens são capazes de se autoconhecerem e se relacionarem melhor com os outros, isso pode ajudar a reduzir o bullying, aumentar a colaboração e a melhorar o clima geral da escola.