Como será o início das aulas dia 8 de fevereiro no Colégio Michel?

Geral

Com respaldo da Lei nº 18.032 de dez 2020, o colégio Michel retorna suas atividades presenciais com os estudantes dia 8 de fevereiro, seguindo todas as normas de segurança e oferecendo também para alguns segmentos a modalidade on-line e aulas híbridas.

Todas as informações foram detalhadas numa live disponibilizada aos pais por meio de link fechado no youtube do Colégio Michel, enviado no e-mail, com a participação da diretora Irmã Marilene de Jesus, coordenadoras dos três segmentos, Gislene Nuernberg  Búrigo(Infantil), Elaine Castro (Fundamental – Séries Iniciais), Katiane Búrigo (Fundamental Séries Finais e Ensino Médio), psicóloga Gisele Thomé  e a nutricionista Tatiane Goulart, responsável pela cantina.

Todas as diretrizes de retorno das aulas serão respeitadas e pautadas no plano de contingência do Colégio Michel, homologado pelo comitê municipal em 2020.

Distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara para crianças a partir dos 3 anos obrigatório, bem como todos os procedimentos de higienização dos materiais, serão aplicadas outras medidas gerais e específicas conforme, cada segmento.

A parceria das famílias é fundamental para o funcionamento das regras. De acordo com a legislação não será permitida a circulação de pais e público de fora na escola.

As informações pertinentes a cada segmento serão enviadas às famílias por e-mail, antes do retorno das aulas.

Educação Infantil:

Segundo a coordenadora Gislene Nuernberg Búrigo, as crianças de Educação Infantil estão no Ápice do seu desenvolvimento e necessitam estar, presencialmente, na escola. Sendo assim, toda educação Infantil terá aula presencial, com horário normal das 13:20 às 17:20.  O atendimento extra horário, assim como o Período Integral também serão ofertados.

Os maternais terão período de adaptação nos dias 4 e 5, divididos em dois horários especiais com a presença das mães.

Para evitar aglomeração, as crianças dos maternais irão entrar pela porta de vidro e as do Jardim 5 pelo ginásio de esportes.

Ensino Fundamental Séries Iniciais

A coordenadora Elaine Castro explicou que na etapa de alfabetização as crianças precisam estar na escola, por isso do 1º ao 3º ano as aulas serão presenciais. Já para os 4ºs e 5ºs anos, seria de forma híbrida.

Porém, após novas respostas da pesquisa feita com os pais, foi decidido no dia 1º de fevereiro, após a live, que os 4ºs e 5ºs anos também terão aula totalmente presencial. A forma on-line será apenas para quem justificar impossibilidade de vir para a escola.

Neste segmento os horários de entrada serão diferenciados:  1ºs e 2ºs  entram às 13 horas, com encerramento às 17 horas.

Já os 3ºs, 4ºs e 5ºs anos entram às 13:20 e saem às 17:20.

O Colégio Michel voltará a disponibilizar o horário extra para os pais que não podem buscar seus filhos mais cedo, no entanto, as vagas são limitadas, com no máximo 20 crianças por grupo.

A coordenadora ainda falou sobre o recreio que precisará ter novo formato, com alimentação em sala de aula e cronograma diferenciado para a recreação em diferentes espaços da escola.

Fundamental Séries Finais e Médio

De acordo com a coordenadora destes segmentos, Katiane Búrigo, a escola está preparada para atender, presencialmente, mantendo a plataforma de aula virtual e de forma híbrida.

Na live realizada dia 27 de janeiro foram feitas comunicações que precisaram ser alteradas após novas respostas enviadas pelas famílias por meio da pesquisa.

Portanto, o retorno das aulas dos 9ºs e do Terceirão teve modificações.

Conforme já havia sido comunicado na live, dos 6ºs aos 8ºs anos e 1ºs e 2ºs anos as aulas serão híbridas. Uma semana o grupo A vem para a escola e o grupo B assiste de casa, e na outra o grupo B vem para a escola, já o grupo A assiste de casa.

Já os estudantes dos 9ºs e do Terceirão terão aulas totalmente presenciais, lembrando que a forma on-line será oferecida para quem justificar impossibilidade de vir presencialmente.

No primeiro dia de aula, dia 8 de fevereiro, todos os estudantes, terão que estar presentes no Colégio, quando será feita a organização e sorteios das turmas.

Enviaremos via ClipEscola comunicado da programação de retorno para cada série.

Em 2020 o Colégio Michel comunicou aos pais o lançamento do Michel +, aulas de revisão de conteúdo gratuito para estudantes indicados pelos professores. Esta modalidade será oferecida, presencialmente.

Outros esclarecimentos e dúvidas estão sendo respondidas nas reuniões de pais on-line realizadas de 1º a cinco de fevereiro para todos os segmentos.